Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Junho > Para recuperar o crescimento é preciso restaurar a confiança na solvência do Estado, diz Meirelles

Notícias

Para recuperar o crescimento é preciso restaurar a confiança na solvência do Estado, diz Meirelles

Febraban

Em São Paulo, ministro afirma que questão fiscal deve ser atacada de frente e trajetória atual da dívida não é sustentável
publicado: 23/06/2016 19h30 última modificação: 30/06/2016 18h59
CIAB/Febraban/Divulgação

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (23/06), em São Paulo, durante a abertura do Congresso de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que para restaurar o crescimento da economia é preciso resgatar a confiança na solvência do Estado.

“A confiança de que o governo consegue manejar as suas próprias contas. Em termos objetivos [com isso] você pode ter uma diminuição do total de recursos absorvidos da sociedade, principalmente via empréstimos e financiamento da dívida pública”, observou o ministro durante o evento promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Meirelles afirmou que o maior problema do Brasil atualmente é a queda do nível de confiança no país em função da questão fiscal. “O que nós temos agora é um aumento muito grande da desconfiança. Uma queda do nível de confiança em função da trajetória fiscal. Esse é problema fundamental da economia brasileira hoje. Se nós tomarmos o aumento das despesas públicas, por exemplo, de 1997 até 2015, elas crescem em termos reais, acima da inflação, quase 6% ao ano. Essa trajetória não é sustentável a longo prazo”.

Para o ministro, é preciso enfrentar a questão fiscal. “Vamos atacar esse problema de frente. O problema é fiscal. Não é possível a despesa pública ficar crescendo  nesses termos, a 6% real numa média de quase 17 anos,” reforçou.

Confira o discurso na íntegra:
Veja também a transcrição no link 

Download do Áudio
registrado em: