Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Dezembro > Perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre a Reforma da Previdência

Notícias

Perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre a Reforma da Previdência

Reforma da Previdência

Proposta foi encaminhada, nesta terça-feira (06/12), ao Congresso Nacional
publicado: 06/12/2016 13h44 última modificação: 20/03/2017 16h04

Banner Reforma da Previdência - Perguntas e Respostas

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda divulgou, nesta terça-feira (6/12), uma lista de perguntas e respostas sobre a Reforma da Previdência a ser debatida no Congresso Nacional.

A Previdência Social, informa a secretaria, precisa adaptar-se à nova realidade demográfica brasileira a fim de que a atual geração em idade ativa e as próximas que a sucederão tenham a garantia de sua aposentadoria.

Conforme o órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, o perfil da sociedade brasileira vem mudando rapidamente, com o aumento da expectativa de vida e diminuição da fecundidade, o que altera a proporção de ativos e inativos no mercado de trabalho

De acordo com dados das Projeções Populacionais do IBGE (2013), enquanto há, hoje, 140,9 milhões de pessoas em idade ativa, em 2060 haverá 131,4 milhões, número 6,7% inferior. No mesmo período, o número de idosos crescerá 262,7%.

Hoje, uma em cada dez pessoas é idosa. Em 2060, uma em cada três será idosa. Ou seja, a evolução demográfica aponta para uma maior quantidade de beneficiários, os quais, além de mais numerosos, serão mais longevos.

Confira a lista de perguntas e respostas sobre a Reforma da Previdência.


Multimídia