Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Agosto > CMN prorroga prazo para contratação de crédito para retenção de matrizes suínas

Notícias

CMN prorroga prazo para contratação de crédito para retenção de matrizes suínas

CMN

Medida beneficiará suinocultores não integrados a agroindústrias
publicado: 24/08/2016 19h30 última modificação: 24/08/2016 19h30

O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou, até 30/06/2017, a possibilidade de contratação de crédito de custeio, com prazo de reembolso de até 2 anos, quando os recursos forem direcionados exclusivamente a suinocultores para retenção de matrizes suínas.

Com vistas a amenizar os impactos do abate de matrizes suínas, especialmente no segmento dos criadores não integrados às agroindústrias, por meio da Resolução nº 4.477, de 11 de abril de 2016, até 30 de junho de 2016, foram elevados o limite de custeio para até R$ 2,4 milhões por beneficiário e o prazo de reembolso para até 2 anos, quando o crédito for destinada à retenção de matrizes suínas.

O aumento do preço do milho, que compõe parte significativa do custo de produção de suínos, e a consequente dificuldade de acesso ao produto no mercado interno motivaram a referida medida. Essa situação ainda prevalece e foi reforçada com a redução do volume previsto para a 2ª safra de milho.

O resultado é uma queda acentuada na relação entre o preço do suíno vivo e do milho o que leva os produtores a elevar o abate de matrizes suínas, ocasionando a sobreoferta de carne.