Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Outubro > SPE lança sondagem de expectativas para indicadores fiscais, o Prisma Fiscal

Notícias

SPE lança sondagem de expectativas para indicadores fiscais, o Prisma Fiscal

Nota à imprensa

Previsões consolidadas serão divulgadas mensalmente no sítio da SPE
publicado: 16/10/2015 00h00 última modificação: 10/06/2016 16h43

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda lança nesta sexta-feira (16) o Prisma Fiscal, um sistema de coleta de expectativas de mercado para acompanhamento das principais variáveis fiscais brasileiras. As previsões consolidadas serão divulgadas mensalmente no sítio da SPE.

O Prisma Fiscal funcionará em fase inicial de teste para que as instituições possam conhecer o sistema e enviar suas projeções e, assim, permitir eventuais ajustes operacionais. O cronograma prevê que o primeiro relatório com as projeções consolidadas seja divulgado em dezembro.  

Inicialmente serão coletadas projeções para cinco indicadores: arrecadação federal, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral. Além do relatório, oportunamente será divulgado um ranking das instituições participantes que tiveram maior êxito na elaboração de previsões mais próximas aos resultados realizados.

O levantamento das expectativas de mercado para algumas variáveis fiscais já é feito pelo Banco Central no Relatório Focus e por algumas agências de notícias. O Prisma Fiscal busca aproveitar essa experiência e promover o aprimoramento das projeções e expectativas fiscais, além de incentivar os agentes a agregar mais variáveis aos seus modelos.

O sistema possui potencial de ser um veículo importante e transparente de comunicação com a sociedade e um instrumento de monitoramento e ancoragem das expectativas, tornando-se um apoio ao planejamento dos agentes em diferentes horizontes de tempo. Mais informações estão disponíveis em www.spe.fazenda.gov.br/prisma-fiscal.