Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Outubro > Fazenda reitera confiança na capacidade de retomada de crescimento econômico

Notícias

Fazenda reitera confiança na capacidade de retomada de crescimento econômico

Nota à imprensa

Brasil apresenta elementos favoráveis, como estoque significativo de reservas internacionais, dimensão da economia doméstica, histórico de conquistas econômicas e inclusão social
publicado: 15/10/2015 00h00 última modificação: 26/04/2016 17h47

Em relação à reavaliação do Brasil anunciada pela agência de classificação de risco Fitch, o Ministério da Fazenda reitera a confiança na capacidade da economia brasileira de retomar um ciclo de crescimento após a aprovação do Orçamento 2016, sinalizando um fortalecimento do seu desempenho fiscal.

A economia brasileira tem respondido às medidas de reequilíbrio tomadas no começo de 2015. O próximo passo é a estabilização fiscal, que se manifesta pela aprovação do Orçamento de 2016, visando a um resultado primário de 0,7% do PIB e receitas adequadas para suportar esse esforço.

O Brasil de 2015 tem elementos favoráveis importantes, como o estoque significativo de reservas internacionais, a dimensão da economia doméstica e o histórico de conquistas econômicas e inclusão social consolidadas na última década. Essas vantagens permitirão que o atual ciclo de reequilíbrio da economia seja virtuoso se as medidas para tal forem tomadas tempestivamente.

A estabilização fiscal abrirá caminho para a retomada da demanda, a estabilização da moeda e redução dos prêmios de risco com efeitos benignos na inflação, no crédito e nos juros. Esse círculo virtuoso se sustentará em ações estruturais e do lado da oferta, desenvolvidas em paralelo e seguindo as iniciativas necessárias para a aprovação do Orçamento 2016.