Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Dezembro > MF e BID desenvolvem parceria para plataforma de projetos brasileiros de infraestrutura

Notícias

MF e BID desenvolvem parceria para plataforma de projetos brasileiros de infraestrutura

Nota à imprensa

Ação visa estreitar relação do governo brasileiro com investidores nacionais e estrangeiros
publicado: 14/12/2015 00h00 última modificação: 12/04/2016 19h59

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram nesta segunda-feira (14/12) um termo de cooperação técnica de US$ 300 mil com o intuito de desenvolver atividades que estreitem a relação do governo brasileiro com investidores nacionais e estrangeiros de infraestrutura. 

Um dos componentes deste projeto prevê o desenvolvimento de uma área exclusiva de projetos de infraestrutura do Governo brasileiro na plataforma eletrônica aberta GlobalVip Infrastructure Platform (GViP), uma das principais redes sociais globais de infraestrutura. Com isso, os desenvolvedores dos projetos brasileiros nos níveis federal, estadual e municipal poderão apresentar seus projetos a uma rede de especialistas, investidores potenciais e patrocinadores de projetos na área de concessão de infraestrutura. 

Além do módulo brasileiro no GViP, os recursos da cooperação técnica se destinarão ao aperfeiçoamento do boletim eletrônico bilíngue Brasil Infraestrutura, editado trimestralmente pela Seae. A cooperação técnica ainda prevê a elaboração de estudos e análises que aumentem a compreensão sobre o mercado de infraestrutura brasileiro. 

O evento de assinatura do termo de cooperação foi seguido da apresentação do GViP por Norman F. Anderson, presidente e CEO da CG/LA Infrastructure, que administra a plataforma. Estiveram presentes representantes do Ministério do Planejamento, Ministério dos Transportes, Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Portos, Secretaria de Aviação Civil, Empresa de Planejamento de Logística, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Embaixada da Itália. 

Acordos de cooperação técnica

O acordo com o BID é o segundo nesta linha que o Ministério da Fazenda estabelece este ano. Em abril, Fazenda e Banco Mundial assinaram acordo de cooperação técnica no montante de US$ 1,5 milhão para elaboração de estudos e desenvolvimento de mecanismos para ampliar a participação de investidores nacionais e internacionais no financiamento dos projetos, incluindo o aprimoramento das debêntures de infraestrutura. 

Ainda nesta linha, o governo firmou em 29 de outubro de 2015, no âmbito do Diálogo Econômico-Financeiro Brasil Reino Unido, protocolo de colaboração com o UK Infrastructure, com o objetivo de incrementar a troca de experiência entre os países e desenvolver meios de incentivar investimentos privados no setor de infraestrutura. 

Nos próximos meses, o governo deverá submeter proposta de cooperação técnica ao Global Infrastructure Facility (GIF). O intuito é mobilizar recursos para financiar o aperfeiçoamento de projetos de infraestrutura e aumentar a exposição internacional do programa de concessões brasileiro.