Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Abril > Parte do IR pode ser doada para ajudar crianças e adolescentes

General

Parte do IR pode ser doada para ajudar crianças e adolescentes

Campanha da presidência incentiva contribuinte a colaborar com fundo que atende público infantojuvenil
publicado: 02/04/2015 13h15 última modificação: 26/05/2015 16h49

Notícia boa para quem pretende efetuar doações por meio de sua declaração do Imposto de Renda, tanto como pessoa física quanto jurídica: neste ano, continua a valer a dedução de valores direcionados ao Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA). E, para impulsionar as doações, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lança nesta quarta-feira, 11, uma campanha.

Segundo a secretaria, a doação pode ser feita diretamente via Programa Gerador da Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Física. Agindo dessa forma, até 3% do valor devido do IRPF poderá ser destinado ao fundo. A opção só existe para o contribuinte que optar pelo modelo de declaração completa.

Caso queira, quem faz a declaração poderá ainda abater, até o limite de 6% do imposto devido, as doações realizadas ao longo do ano. No caso das empresas, a opção também existe, mas limitada a 1% do IRPJ apurado com base no lucro real.

Ferramenta importante
A ministra da SDH, Idelli Salvatti, diz que a doação é um instrumento importante para a geração de recursos, que serão investidos em ações e projetos de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. “Temos que informar os contribuintes de que eles podem doar um percentual do imposto de renda para ajudar essas crianças e adolescentes em vez de destinar todo o valor para a Receita Federal, sem nenhum custo”. A decisão, lembra a ministra, é do contribuinte.

O fundo
O FNCA é gerenciado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conada). Os recursos arrecadados serão repassados para instituições que atuam na promoção e defesa dos direitos da população infantojuvenil e que tiverem seus projetos aprovados pelo Conada, de acordo com critérios específicos publicados em editais.

Clique aqui para ver como efetuar doações durante o ano e acessar outras informações sobre o tema.


*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da SDH

Parte do IR pode ser doada para ajudar crianças e adolescentes