Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Abril > Levy: “A palavra-chave nesse novo ciclo de investimento é eficiência”

General

Levy: “A palavra-chave nesse novo ciclo de investimento é eficiência”

"Equipe econômica está tomando as medidas adequadas para chegar onde queremos."
publicado: 09/04/2015 20h20 última modificação: 26/05/2015 16h49
ACS/GMF

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje que o governo está adotando as medidas necessárias para cumprir as metas fiscais estabelcidas.

"A equipe econômica está “tomando as medidas adequadas para chegar onde queremos"”, afirmou ao participar do anúncio de uma agenda de estímulo para o financiamento da infraestrutura via mercado de capitais.

Segundo disse o ministro em entrevista coletiva à imprensa concedida na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o país já está retomando a credibilidade. "“A palavra-chave nesse novo ciclo de investimento é eficiência”", afirmou.

O ministro ainda anunciou que o governo quer usar os recursos do crédito direcionado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que as empresas possam se financiar por meio do mercado de capitais, utilizando, por exemplo, a emissão de debêntures. O objetivo da medida é que o BNDES ofereça empréstimos, ao custo de TJLP (que hoje está em 6% ao ano), à empresas que busquem no mercado de capitais os recursos necessários para executar projetos de investimentos.

Segundo Levy, é preciso expandir outras formas de financiamento, uma vez que o Tesouro Nacional não irá mais aportar recursos no BNDES. Ele ainda ressaltou que as novas regras estão alinhadas ao ajuste fiscal promovido pelo governo e que visam melhorar as contas públicas.