Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > dezembro > Mantega avalia como positiva retirada de estímulos à economia dos EUA

General

Mantega avalia como positiva retirada de estímulos à economia dos EUA

Para ministro, por ser gradual, medida produz menos volatilidade cambial
publicado: 19/12/2013 11h00 última modificação: 26/05/2015 16h49

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou positiva a retirada gradual dos estímulos à economia dos Estados Unidos, feita pelo banco central norte-americano, o Federal Reserve (Fed). “O programa do Fed de reduzir os estímulos é muito positivo porque ele é gradual e vai produzir menos volatilidade no câmbio”, afirmou ao chegar à sede do Ministério, nesta quinta-feira (19/12).

O Fed anunciou ontem que, a partir de janeiro, vai diminuir as compras de títulos do Tesouro e de bônus lastreados em hipoteca de US$ 85 bilhões para US$ 75 bilhões por mês.

Segundo Mantega, essa medida é boa para o Brasil e os demais mercados internacionais, que reagiram bem ao anúncio. “Para o Brasil é bom, para o mundo é bom. Os mercados estão reagindo bem. É claro que tem algumas oscilações, mas notamos que já estava no preço daquilo que os mercados estavam achando”, explicou.

Na avaliação do ministro, a forma como o Fed pretende diminuir o programa de recuperação da economia reduz a possibilidade de volatilidade cambial no futuro.