Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > agosto > “País tem crescimento em todas as modalidades da economia”, diz Mantega

General

“País tem crescimento em todas as modalidades da economia”, diz Mantega

Ministro da Fazenda destaca o bom desempenho do investimento, da agricultura e da indústria
publicado: 30/08/2013 14h45 última modificação: 26/05/2015 16h49

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (30) que a economia brasileira mostra que está crescendo com qualidade, ao comentar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre deste ano. Mais cedo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que o PIB do período cresceu 1,5% na comparação com o 1º trimestre de 2013.

“Este crescimento é puxado pelo investimento, pela agricultura, pela indústria. Então, é um crescimento de qualidade”, disse o ministro, durante entrevista coletiva à imprensa em São Paulo.

Mantega afirmou que a economia teve “um bom resultado” e que o crescimento se deu em todas as modalidades da economia. Um dos destaques foi a agropecuária, que cresceu 3,9% no período. Outro ponto forte, destacado pelo ministro, foi a indústria, que teve uma expansão de 2%. “Dentro da indústria, há um excelente resultado da construção civil, que cresceu 3,8%”, ressaltou.

Do ponto de vista da demanda, o destaque positivo ficou por conta da formação bruta de capital, com um crescimento de 3,6%, conforme os dados apurados pelo IBGE.

“Significa que a indústria brasileira está se modernizando, comprando novos equipamentos e máquinas e que, portanto, vai aumentar a sua produtividade”, disse Mantega.