Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > agosto > América Latina deve evitar ‘contágio’ e fortalecer mercados

General

América Latina deve evitar ‘contágio’ e fortalecer mercados

publicado: 11/08/2011 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h50
Conteúdo multimídia

 

11/08/2011

 

UNASUL

América Latina deve evitar ‘contágio’ e fortalecer mercados
Na noite desta quinta-feira, Mantega antecipa estratégias anticrise com ministro de Finanças da Argentina

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, embarca, nesta quinta-feira (11/8) para Buenos Aires (Argentina), onde se reunirá com ministros de Economia e Finanças da América do Sul para traçar estratégias comuns de enfrentamento à crise mundial. “Vamos conversar sobre consequências da crise nos países da América Latina e medidas que podemos tomar para nos fortalecer e impedir que sejamos contagiados”, disse Mantega a jornalistas, ao chegar à sede do ministério esta manhã.

Na avaliação do titular da Fazenda, a América Latina tem desempenho melhor que os Estados Unidos e países da Europa, que vêm enfrentando problemas de endividamento. “Queremos preservar isto, inclusive, estreitando as relações entre nós e aproveitando melhor nossos mercados e nossas relações comerciais”, declarou.

Agenda

A programação oficial de Mantega na capital argentina e os debates sobre a crise internacional têm início na noite de hoje. Às 20 horas (horário local), encontra-se com o ministro da Economia e Finanças Públicas daquele país, Amado Boudou, para um jantar no restaurante Happening, em Puerto Madero.

Nesta sexta-feira (12/8), às 9 horas, será realizada a primeira reunião ordinária do Conselho de Economia e Finanças da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O encontro, sediado no Alvear Palace Hotel, terá a presença dos ministros da Fazenda e presidentes dos Bancos Centrais da região.

Unasul

O tratado constitutivo da Unasul entrou em vigor em 11 de março deste ano. Além do Brasil, ratificaram o acordo Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A Unasul tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político na região. 

Arquivo de áudio.Download do áudio com os comentários do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Duração: 36s
Formato: MP3
Tamanho:
71 Kb
Taxa de bits: 
16 kbps
Acervo: Ministério da Fazenda
Status
: Áudio sem edição