Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > marco > Mantega acredita que Brasil terá saldo positivo na geração de empregos em 2009

General

Mantega acredita que Brasil terá saldo positivo na geração de empregos em 2009

publicado: 16/03/2009 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h49

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (16/03) a empresários e investidores em Nova Iorque que o Brasil deverá ter um saldo positivo na geração de empregos em 2009, apesar do cenário desfavorável desenhado em conseqüência da crise internacional.

Em apresentação no Seminário "Brasil: Parceiro Global na Nova Economia", promovido pelo The Wall Street Journal e Valor Econômico, o ministro enfatizou que o governo brasileiro dispõe de ferramentas para criar medidas de proteção da economia. "Estamos em condições de tomar medidas anticíclicas: baixar juros, aumentar crédito, baixar tributos e subir investimentos públicos. Ainda não esgotamos as políticas". 

Apesar da queda forte do PIB no último trimestre de 2008, o ministro explicou que o país vinha crescendo nos trimestres anteriores, enquanto outras economias já estavam desacelerando desde o início de 2008. Isso faz com que o Brasil reúna condições mais favoráveis para enfrentar a crise.

Para o ministro, a fragilidade dos bancos, principalmente os norte-americanos, é um dos problemas centrais da crise e precisa ser enfrentada. "Enquanto essa questão não se resolve, a economia real vai se deteriorando", afirmou Mantega.