Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > outubro > Mantega e Meirelles avaliam cenário da crise internacional

General

Mantega e Meirelles avaliam cenário da crise internacional

publicado: 16/10/2008 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h49
Notícias

16/10/2008

Mantega e Meirelles avaliam cenário da crise internacional

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se reuniram nesta quinta-feira (16/10) para avaliar o cenário da crise financeira internacional, as medidas já adotadas pelo governo brasileiro e a conjuntura econômica do País. 

Participaram da reunião os secretários Nelson Barbosa (Acompanhamento Econômico), Arno Augustin (Tesouro Nacional) e Bernand Appy (de Reforma Econômico-Fiscais), do Ministério da Fazenda, além dos diretores do Banco Central Alexandre Tombini (Normas) e Mário Torós (Política Monetária).

Um dos principais problemas analisados foi o da escassez de crédito para o financiamento das exportações brasileiras. Ficou decidida então a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN), que autorizou o Banco Central a determinar que, nas operações de empréstimos em moeda estrangeira, os recursos sejam direcionados para operações de comércio exterior.

O BC também fica autorizado a receber debêntures emitidas por empresas não financeiras nas operações de redesconto. 

A medida, segundo o ministro Guido Mantega , que preside o CMN, auxiliará no restabelecimento da liquidez no crédito para as empresas exportadoras. “Nosso principal problema é a falta de liquidez, principalmente para financiar as exportações. As medidas anunciadas visam facilitar o acesso ao crédito pelos exportadores e pelas empresas que possam estar tendo problemas de capital de giro.” 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - GMF