Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > outubro > Receita Federal bate novo recorde mensal de arrecadação no Porto de Santos, superando um bilhão

General

Receita Federal bate novo recorde mensal de arrecadação no Porto de Santos, superando um bilhão

publicado: 14/10/2008 00h00 última modificação: 26/05/2015 16h49
Notícias

14/10/2008

Receita realiza operação de combate ao contrabando na Av. Paulista

A Operação Anúbis cumpriu, na manhã dessa terça-feira (14/10),  12 mandados de busca e apreensão (MBA) expedidos pela Justiça Federal, a fim de vistoriar boxes, lojas e depósitos contíguos em um dos shoppings e galerias populares, na região da Avenida Paulista e contou com a participação de mais de 100 agentes públicos da Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP) e das Polícias Federal e Militar Os MBAs autorizam os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil a realizarem diligência e apreender todas as mercadorias não amparadas por notas fiscais ou cuja importação regular não fique comprovada.

Pela decisão da Justiça, há também respaldo para retenção de equipamentos de informática e documentação fiscal encontrada no local.

Durante toda a fiscalização, os Auditores-Fiscais e Agentes Fiscais de Renda contarão com apoio logístico de viaturas equipadas para ações de combate ao contrabando, ao descaminho e à pirataria.

Foram retidas 150 caixas de mercadorias estrangeiras, com evidentes indícios de descaminho (contrabando), avaliadas em R$ 350.000,00. Entre os produtos destacam-se: eletrônicos, material de informática, relógios, perfumes, óculos e tênis. 

Os lojistas terão prazo de 5 dias úteis para apresentar a documentação das mercadorias. Caso isto não aconteça, haverá o perdimento das mesmas, além de outras sanções fiscais e criminais. 

As mercadorias retidas cuja origem legal não for comprovada terão, entre outras, as seguintes destinações:  doação a entidades beneficentes, leilão ou destruição (caso de produtos falsificados).

  Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil