Você está aqui: Página Inicial > Museu > Casa dos Contos > Exposição "Terras e Cores de Ouro Preto"

Exposição "Terras e Cores de Ouro Preto"

Logomarca dos Museus do Ministério da Fazenda

A Casa dos Contos de Ouro Preto e o Museu Casa Guignard convidam para a abertura da exposição "Terras e Cores de Ouro Preto".

Trata-se de uma proposta de ação educativa desenvolvida pelo Museu Casa Guignard que culmina agora com a apresentação de um recorte do resultado da apropriação de técnicas para a produção de tintas extraídas de elementos minerais existentes na grande variedade de terras coloridas encontradas em nossa região.

Toda essa riqueza mineral possibilita a produção de tintas para uso artístico e em edificações, com diferentes apropriações e receituário de produção.

A ação estende o olhar sobre a paisagem e o que ela pode nos fornecer como elementos de criação.

O projeto foi desenvolvido entre maio e setembro em parceria com o Museu de Ciência da Terra Alexis Dorofeef da Universidade Federal de Viçosa, a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto e a 25ª Superintendência Regional de Ensino/Secretaria Estadual de Educação, envolvendo alunos e professores da rede de ensino municipal e estadual de Ouro Preto.

Desenvolver esse campo de conhecimento com a participação de professores residentes na região atinge toda a comunidade presente nas escolas, numa ação multidisciplinar, com responsabilidade ambiental na utilização de nossos bens naturais.

A exposição pode ser visitada no Grande Salão da Casa dos Contos até o dia 10 de novembro, e a abertura acontece nesta sexta-feira, 27 de outubro, às 18h.


Convite para a exposição "Terras e Cores de Ouro Preto"