Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

"É importante estreitar laços entre Brasil e Estados Unidos", diz Mantega

Reforma do FMI foi um dos temas de encontro com secretário do Tesouro americano

17/03/2014

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou nessa segunda-feira (17/3) as “excelentes relações econômicas” entre o Brasil e os Estados Unidos e que é importante continuar a estreitar os laços entre os dois países. “Nós temos toda uma comunidade empresarial americana no Brasil que está trabalhando há muito tempo aqui, e empresas brasileiras que estão indo para os Estados Unidos”, afirmou Mantega em pronunciamento à imprensa após reunião com o secretário do Tesouro americano, Jacob Lew.

“A expansão do comércio exterior e investimentos entre nossos dois países através de uma ampla gama de produtos, serviços e tecnologias reflete nossos compromissos na expansão do nosso relacionamento”, afirmou o secretário norte-americano também em pronunciamento à imprensa, após a reunião que aconteceu em São Paulo.

Outro tema da reunião foi a reforma da representação de países membros no Fundo Monetário Internacional (FMI) através de um novo sistema de cotas que foi iniciado há quatro anos. “Temos trabalhado conjuntamente para a reforma de cotas do FMI, que já se realizou em parte em 2010”, disse o ministro da Fazenda. Segundo Mantega, essa reforma é fundamental para fortalecer o FMI para que o organismo internacional tenha capacidade de atender países membros que precisarem.

As autoridades de Brasil e Estados Unidos também fizeram uma avaliação da situação da economia internacional, em particular da economia americana. De forma geral, relatou o ministro Mantega, a análise é que a recuperação global “ainda é incipiente e mais lenta do que gostaríamos, mas estamos em um momento de transição, saindo de uma crise econômica e entrando em uma nova fase".
 

Fonte Assessoria de Comunicação Social - ACS

Ações do documento