Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Agosto > Alta de 0,7% da indústria em julho aponta para crescimento positivo no 3º trimestre, diz Mantega

General

Alta de 0,7% da indústria em julho aponta para crescimento positivo no 3º trimestre, diz Mantega

Ministro afirmou que a economia brasileira vai em direção de gradual melhoria
por publicado: 02/09/2014 12h00 última modificação: 26/05/2015 16h49

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (02/09) que a alta de 0,7% na produção industrial em julho confirma que, no segundo semestre, a atividade econômica brasileira está em recuperação. “A produção industrial veio bem. Esse é um indicador importante e, ao lado de outros, aponta que neste terceiro trimestre teremos um crescimento positivo”, disse ao chegar à sede do Ministério.

Segundo ele, confirmam esse cenário de recuperação dois outros dados da economia brasileira divulgados ontem: o índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês), do banco HSBC, que subiu para 50,2 em agosto, de 49,1 em julho; e o aumento em 56% no lucro das 271 maiores empresas com capital aberto, no primeiro semestre.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã os dados da produção industrial de julho, que cresceu 0,7% frente ao mês imediatamente anterior. Em sua fala, Mantega destacou o crescimento dos bens duráveis (20,3%) e bens de capital (16,7%).

Para Mantega, esses números demonstram que “a economia não está parada, não está em recessão”. “[A economia] teve problemas passageiros no primeiro semestre, mas, nesse segundo, nós vamos em direção a uma gradual melhoria”, completou.