General
Inflação em 2014 não vai ultrapassar meta, garante Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (23/04) que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não vai ultrapassar o teto da meta de inflação de 6,5%, fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo Mantega, o atual período de elevação inflacionária já estava previsto e acontece todo ano. “É um período sazonal e tem a ver com as condições meteorológicas. Neste ano, tivemos menos chuvas, o que fez elevar o preço de alguns produtos, em especial o dos hortifrutigranjeiros”, explicou.
O ministro disse também que os indicadores demonstram que a inflação já começou a recuar e que, em maio e junho, será mais baixa. “É claro que sempre tem algum produto que tem uma sazonalidade, ou que está na entressafra e poderá subir, mas o preço da maioria vai cair ao longo dos próximos meses”, ponderou.
Mantega foi categórico ao afirmar que o governo não estuda nenhuma mudança nos índices ou nos critérios de avaliação da inflação. “Não sei quem teve essa ideia, mas ela não procede. Os EUA fazem isso, retiram os alimentos e os combustíveis do índice principal. Nós não fazemos e continuaremos da mesma maneira”, afirmou.

