Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > abril > Brasil reduziu desemprego e desigualdade mesmo com crise externa

General

Brasil reduziu desemprego e desigualdade mesmo com crise externa

Ministro destacou que, desde 2003, 20,2 milhões de empregos foram gerados
por publicado: 29/04/2014 13h25 última modificação: 26/05/2015 16h49

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (29/04) que, ao contrário de outros países, o Brasil conseguiu reduzir a taxa de desemprego de sua população mesmo com crise externa. “Isso é fator de dinamismo da economia”, ressaltou durante seminário realizado na Câmara dos Deputados.


Durante sua apresentação sobre as Perspectivas da Economia Brasileira, o ministro mostrou que o índice de desemprego brasileiro em fevereiro chegou a 5,1%, enquanto que nos Estados Unidos ele ficou em 6,7% e na Zona do Euro, em 11,9%.

Para Guido Mantega, a criação de empregos formais é um dos pilares do estado do bem estar social. Entre 2003 e março de 2014, o Brasil gerou 20,2 milhões de novos postos de trabalho. "Mesmo com uma taxa de crescimento menor, cumprimos com o objetivo mais importante da política econômica que é a geração de empregos.”

Segundo Mantega, o Brasil continuou gerando empregos inclusive durante a crise, algo que “não é trivial”. Ele enfatizou que para o país continuar crescendo e gerando emprego é preciso manter sólidos os fundamentos econômicos fiscais e monetários. Citou que nos últimos doze anos, o Brasil fez superávits primários de 2,9% em média, o que permitiu a redução das dívidas líquida e bruta. "Para esse ano, nosso compromisso é realizar superávit de 1,9% do PIB e vamos fazê-lo", garantiu.

Com relação à inflação, Mantega disse que o governo a mantém sob controle e nos últimos dez anos ela ficou dentro do limite da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional, de 6,5%. “A inflação é prejudicial à atividade econômica e aos trabalhadores, pois reduz seu poder de compra. Por isso o governo sempre procura criar condições para que ela seja menor”.