2015

publicado 12/04/2018 19h37, última modificação 12/04/2018 19h40
Boletim de Avaliação de Políticas Públicas - Vol. 1, nº 1 — última modificação 19/04/2018 15h47
Boletim produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional sobre "Avaliação de Políticas Públicas: êxitos e possibilidades de avanço". A partir da análise da experiência internacional em sistemas de Monitoramento & Avaliação, principalmente em países da América Latina como o Chile, a Colômbia e o México, a Secretaria do Tesouro Nacional lança o Boletim de Avaliação de Políticas Públicas, que será publicado trimestralmente, como um instrumento adicional para produzir indicadores e insights sobre algumas políticas públicas nacionais.
Boletim de Avaliação de Políticas Públicas - Vol. 1, nº 2 — última modificação 19/04/2018 15h46
Boletim produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional sobre "Financiamento Estudantil: indicadores e Insights sobre a focalização do programa". Nessa edição do Boletim de Avaliação de Políticas Públicas, foi realizada análise do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a partir da ótica da focalização do programa, trazendo insights e conclusões que podem auxiliar no redesenho da política. Nele foram discutidas questões centrais a essa política pública, como a renda adequada ao Programa, como a política considerou as desigualdades regionais, como considerou aspectos de qualidade, dentre outros.
Boletim de Avaliação de Políticas Públicas - Vol. 1, nº 3 — última modificação 19/04/2018 15h46
Boletim produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional sobre "Financiamento Estudantil - Insights sobre as condições de financiamento e o risco fiscal". O segundo Boletim de Avaliação de Políticas Públicas sobre Financiamento Estudantil aprofunda a análise do Programa Financiamento Estudantil (FIES), a partir da análise das características do financiamento, como taxa de juros e percentual de cofinanciamento, bem como de seus riscos fiscais. No Boletim anterior, foram abordadas questões como a importância do FIES para o acesso ao Ensino Superior dos grupos de baixa renda para reduzir as desigualdades educacionais existentes, e nessa perspectiva, a necessidade de maior focalização do Programa. Já o objetivo deste Boletim é discutir a sustentabilidade financeira do Programa.