Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Política fiscal > Atuação SPE > Dívida Pública

Dívida pública

A Dívida Pública, do ponto de vista da atuação da Secretaria de Política Econômica - SPE, é uma variável-chave em vários campos de atuação da Secretaria. Como indicador de solvência do setor público, o monitoramento das mais diversas estatísticas de dívida, como Dívida Bruta do Governo Geral - DBGG, Dívida Líquida do Setor Público - DLSP e Dívida Pública Federal - DPF, faz parte do dia-a-dia da equipe dedicada ao acompanhamento da política fiscal.

A dívida pública é monitorada a partir de uma perspectiva macro, sendo a sua dinâmica acompanhada por meio dos resultados fiscais (primário e nominal), da taxa implícita/custo médio e dos demais fatores condicionantes. Neste item, analisa-se também as possíveis trajetórias futuras da dívida pública e o espaço fiscal delas decorrentes.

A SPE procura também associar a questão fiscal da dívida pública com as implicações do seu financiamento sobre outras políticas públicas. Nesse sentido, a Secretaria tem trabalhado em medidas de caráter micro que contribuam para a alocação mais eficiente dos recursos, bem como para a redução do custo do endividamento público.

Arquivos

Conheça os arquivos sobre dívida pública produzidos pela Secretaria de Política Econômica - SPE