Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Atuação internacional > Ponto de Contato Nacional > O que é conduta empresarial responsável?

O que é conduta empresarial responsável?

publicado 07/03/2018 13h05, última modificação 07/03/2018 15h57

Incorporar a responsabilidade empresarial na conduta comercial não é uma nova ideia. A responsabilidade em relação às pessoas e ao meio ambiente está profundamente inserida nas práticas legais e econômicas em muitos países, inclusive no Brasil. O que o tema ‘Conduta Empresarial Responsável – REC’ traz de novo, no entanto, é o conhecimento das implicações que ensejam a prática dessa conduta, e que sobre ela já há um entendimento, uma convergência global. Existe agora um entendimento comum sobre padrões de linhas de base para pesquisas e levantamento de dados sobre como as empresas devem entender e abordar seus riscos, sobre como os governos devem apoiar e promover as práticas empresariais responsáveis.

Esse novo entendimento está centrado nas Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais (as Diretrizes) e pelo endosso unânime de 2011 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre os Princípios Orientadores de Empresas e Direitos Humanos. Essa compreensão ecoa outros padrões internacionais, nomeadamente os Padrões de Desempenho do IFC do Banco Mundial, os Princípios do Pacto Global da ONU e a Orientação ISO 26000 sobre Responsabilidade Social.

A RBC implica acima de tudo numa conduta consistente com leis aplicáveis ​​e com padrões internacionalmente reconhecidos. Com base na ideia de que você pode fazer o bem, e ao mesmo tempo em que não faz o mal. Nesse sentido, a CER é um conceito amplo que se concentra em dois aspectos da relação empresa-sociedade: 1) em contribuições positivas que as empresas podem fazer para o desenvolvimento sustentável e o crescimento inclusivo, e 2) em evitar impactos negativos, porém em assumi-los caso ocorram. O princípio da devida diligência baseada no risco, due diligence, e a criação de valor também estão no cerne dessa relação empresa-sociedade.