Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Atuação internacional > Cooperação internacional > Comissão de Financiamento Externo - Cofiex

Comissão de Financiamento Externo - Cofiex

publicado 03/05/2018 18h44, última modificação 03/05/2018 18h44
Avaliação de projetos que buscam financiamentos

 A COFIEX é a Comissão de Financiamento Externo composta por diferentes órgãos da Esfera Federal, entre eles a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda - SAIN/MF.  Segundo o Decreto nº 9.075, de 6 de junho de 2017, a Comissão tem a finalidade de avaliar projetos cuja matriz de financiamento possua recursos externos oriundos de Organismos Financeiros Internacionais de Desenvolvimento Multilaterais ou Bilaterais, como, por exemplo, Banco Mundial (BIRD) ou Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sua Secretaria Executiva é exercida pala Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - SEAIN/MPDG.

A análise do Pleito é feita por meio da Carta-Consulta, que é um Pleito de Financiamento ou doação referente a um projeto que contará com recursos externos e deve conter os seus respectivos componentes, produtos e custos previstos, bem como o objetivo e outras informações necessárias à avaliação do Pleito. A Carta-Consulta é preenchida diretamente no website do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A Comissão analisa ainda os pedidos de alterações de questões técnicas e financeiras de projetos em execução.

Nesse colegiado, a SAIN busca articular sua participação com as atividades na gestão do relacionamento com o Banco Mundial, com o Novo Banco de Desenvolvimento e na coordenação das demandas para o financiamento do clima.