Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Atuação internacional > Cooperação internacional

Cooperação internacional

As relações do Brasil com organizações e fóruns econômicos e financeiros internacionais visa a desenvolver e a implementar estratégias para o fortalecimento econômico e promoção do desenvolvimento sustentável.

Nesse âmbito, a atuação da SAIN ocorre por meio da participação em discussões e negociações de políticas e diretrizes econômicas e financeiras internacionais.

Cooperação econômico-financeira internacional

É papel do Ministério da Fazenda estreitar o relacionamento com representantes de alto nível responsáveis por economia, finanças e desenvolvimento de diversos países, bem como com o objetivo de fortalecer os diálogos econômico-financeiros e mecanismos de cooperação internacional.

A cooperação pode ocorrer diretamente com os países ou por meio de participação em grupos (G20, BRICS, G24, CPLP) ou organismos internacionais (FSB, GAFI, Fórum Global sobre Transparência e Troca de Informações Tributárias, OCDE).

Instituições financeiras internacionais

O Ministério da Fazenda é o titular brasileiro das discussões sobre governança  no Fundo Monetário Internacional, no Grupo Banco Mundial, no Novo Banco de Desenvolvimento e no Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura.

Financiamento para o clima

O Ministério da Fazenda busca expandir o acesso do Brasil a fundos de financiamento para adaptação e mitigação dos efeitos daàs mudanças climáticas, como o Fundo Estratégico do Clima – SCF, o Fundo de Tecnologia Limpa – CTF, Programa de Investimento em Florestas – FIP e o Fundo Verde do Clima – GCF.

Notícias relacionadas

Acompanhe a atuação internacional do Ministério da Fazenda

CAMEX decide não impor sobretaxa às importações de aço

Decisão foi tomada com base em estudo do MF que aponta impacto negativo da sobretaxa para a economia brasileira.

23/05/2018

Marcello Estevão defende, em Washington, continuidade das reformas no Brasil e na América Latina para garantir crescimento sustentável

Secretário participou da 48ª Conferência da Américas, patrocinada pelo Council of the Americas e pelo Departamento de Estado Americano

10/05/2018