José Vieira Machado

publicado 24/04/2015 11h32, última modificação 10/06/2016 10h30
VAZIO
* Paraíba do Sul (RJ) 05.12.1899 
† Rio de Janeiro (RJ)  03.03.1977

Ministros de Estado da Fazenda

José Vieira Machado

Formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro; ingressou no Banco do Brasil mediante concurso. Ocupou os cargos de Diretor das Carteiras de Redesconto de Câmbio e do Banco do Brasil. Organizador da Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC da qual foi Diretor-Executivo durante seis anos.

Exerceu o cargo de Secretário das Finanças do Espírito Santo. Na qualidade de representante do Governo brasileiro firmou acordos com o governo inglês sobre o desbloqueamento e utilização dos nossos saldos em libras. Representou o Governo brasileiro nos acordos bancários e de pagamentos com os governos da França Bélgica Holanda Suécia e Portugal e em negociações financeiras e bancárias em New York.

Participou em várias comissões técnicas de estudos no Banco do Brasil e no Ministério da Fazenda. Em 1947 ocupou interinamente a pasta da Fazenda em substituição ao Ministro efetivo Pedro Luís Correia e Castro. Aposentou-se pelo Banco do Brasil em 1951 tendo sido eleito Diretor Financeiro da Companhia Progresso Industrial do Brasil.

Linha azul para separação/organização de conteúdo