Eliseu Resende

publicado 24/04/2015 11h32, última modificação 17/05/2017 15h51
ELISEU RESENDE
* Oliveira (MG) 07.02.1929 
† São Paulo (SP) 02.01.2011

Ministro de Estado da Fazenda

Eliseu Resende

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), obteve o "Master of Sciences" e o "Doctor of Philosophy" (Ph.D) pela Universidade de Nova Iorque. 

Foi professor Catedrático da Escola de Engenharia da UFMG do Curso de Engenharia Nuclear do Instituto de Pesquisas Radioativas e Professor Titular da Universidade Católica de Minas Gerais.

Exerceu os cargos de Diretor-Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e de Ministro de Estado dos Transportes. 

A partir de 1983 foi eleito Diretor-Presidente das Empresas Petroquímicas do Brasil (EPB), Presidente do conselho de Administração da Companhia Petroquímica Camaçari (CPC), membro do Conselho de Administração da COPENE - Petroquímica do Nordeste S/A, membro do Conselho de Administração da SALGEMA - Indústrias Químicas S/A, membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira e membro do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Em 4 de junho de 1990, foi eleito Diretor-Presidente de FURNAS - Centrais Elétricas S/A e membro do Conselho de Administração da Nuclebrás Engenharia S/A - NUCLEN, Em 21 de outubro de 1992 foi nomeado Presidente da Centrais Elétricas Brasileiras S/A - ELETROBRÁS.

Voltar