Joaquim José Rodrigues Torres

publicado 03/05/2015 15h48, última modificação 14/06/2016 10h14
JOAQUIM JOSÉ RODRIGUES TORRES
* ITABORAÍ-RJ – 13.12.1802 
† RIO DE JANEIRO-RJ – 08.01.1872

Ministro de Estado da Fazenda

 Joaquim José Rodrigues Torres

Visconde de Itaboraí

Doutorado em Ciências Naturais e Matemáticas pela Universidade de Coimbra. Grande do Império; Conselheiro de Estado; pertenceu ao Conselho do Imperador; Senador; Membro do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro.

Nomeado Lente Substituto da Academia Militar em 1826. Foi o primeiro Presidente da Província do Rio de Janeiro; Presidente do Banco do Brasil e Inspetor Geral da Instrução Pública.

Com o primeiro Gabinete da Regência Trina Permanente, ingressou no Ministério da Fazenda, em 1832, acumulando com a pasta da Marinha. Voltou a titular da pasta da Marinha, por mais cinco períodos, ocupando também interinamente o da Guerra, durante o primeiro Gabinete do Regente Araújo Lima.

Com a ascenção do Partido Conservador em 1848, retornou à pasta da Fazenda por quatro anos. Executou a grande reforma do Ministério da Fazenda em 1850, reorganizando as Tesourarias das Províncias e estruturando a administração central da Fazenda em:

Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, Diretoria-Geral das Rendas Públicas, Diretoria-Geral da Despesa Pública, Diretoria-Geral da Contabilidade, Diretoria-Geral do Contencioso, Tesouraria-Geral e Primeira e Segunda Pagadorias do Tesouro e Cartório.

O Tribunal do Tesouro Nacional era constituído pelo Presidente, o Ministro, quatro membros de nomeação imperial, e o Conselho, formado pelos três Diretores-Gerais e o Procurador Fiscal do Tesouro Nacional.

Na época imperial, foi o Ministro que teve o maior período de permanência no cargo, além dos muitos relatórios ao Parlamento, na sua bibliografia destaca-se o seguinte:

- Propostas e relatórios. Rio de Janeiro, Tipografia. Nacional, 1850-52.

- Propostas e relatórios. Rio de Janeiro, Tipografia Nacional, 1869-70.

- Contendo vários mapas e documentos.

Linha azul para separação/organização de conteúdo