Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e programas > PNAFM > Avisos e comunicados > 2019-2018 > Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis

Notícias

Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis

publicado: 05/10/2017 00h00 última modificação: 21/11/2018 13h58

              

                                                       

               

O Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro de 2017 na Escola de Administração Fazendária em Brasília/DF.

Foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências entre os diferentes órgãos e participantes presentes e se destacou não só pela qualidade dos palestrantes, como pela abordagem do tema de relevância para a atual conjuntura da Administração Pública Federal.

Foram abordados aspectos práticos através da apresentação de casos envolvendo a sustentabilidade na administração pública. O tema do primeiro dia foi “Compras Públicas Sustentáveis e Contratação de Serviços Energéticos” onde foram apresentadas as seguintes palestras:

- Financiamento Sustentável – Desafios para o Banco KFW - Palestrante Werner Klinger (Alemanha)

- Plano de Logística Sustentável - PLS do Superior Tribunal de Justiça/STJ - Palestrante Ketlin Feitosa (DF)

- Os grandes geradores de resíduos e a Administração Pública - Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal/SLU  Palestrante Paulo Celso dos Reis Gomes (DF);

- Compras Sustentáveis na visão do controle Externo - Tribunal de Contas da União/TCU - Palestrante Frederico Júlio Goepfert Júnior (DF)

- Panorama da Sustentabilidade na Administração Pública - SECEX Ambiental - Palestrante: Marcelo Orlandi (DF)

- Compras Compartilhadas Sustentáveis - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/MPDG - Palestrante Renato Cader (RJ)

- Critérios de Sustentabilidade nas Compras Públicas - Advocacia-Geral da União/AGU -  Palestrante Teresa Vilac (SP)

- Projeto TAXIGOV - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão/MPDG - Palestrante Virgínia Bracarense Lopes (DF)

No 2º dia do Seminário, 14 de setembro de 2017, o tema foi Gestão Energética dos Edifícios e Inovação Tecnológica Sustentável, com as seguintes palestras:

- Potencial da eficiência energética e redução de custos nos prédios públicos – Campus da ESAF e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit/GIZ  - Palestrant: Tobias Kühner (Alemanha)

- Fomentando construções sustentáveis e inovação em prédios públicos por meio de licitações: Experiências da Alemanha e outros países – Crítica aos prédios públicos - ICLEI - Palestrante Rodrigo Perpetuo (SP)

- Eficiência Energética em Edifícios Públicos - Estudo de caso no Setor Hospitalar - GIZ - Consultant -  Palestrante Carola Giebenow (Alemanha)

- Modelos para eficiência energética em prédios públicos. Exemplos da Dinamarca - Universidade de Brasília/UnB - Palestrante Prof. Dr. Jacob Silva Paulsen (Dinamarca)

- Inteligência Energética - Participação nas chamadas públicas - SAGE – Palestrante Marcelo Oliveira (DF)

- Oportunidades e desafios jurídicos e financeiros na área de Eficiência Energética - Agência Nacional de Energia Elétrica/ANEEL - Palestrante Márcio Venício Pilar Alcântara (DF)

- Programa Brasileiro de Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações/PBE - Impactos na gestão pública - Palestrante Júlia Fernandes (DF)

- Edifícios Públicos Sustentáveis - Senado Federal – Palestrante Mário Viggiano (DF)

- Estudo de Caso da Administração do Tribunal de Contas da União/TCU - Palestrantes Sinomar Totoli e Thyago Coimbra
Participação Internacional

Em 2015, a ESAF celebrou Acordo de Cooperação com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit/GIZ para elaboração e execução de projetos de eficiência energética por dois anos. O engenheiro e consultor alemão Tobias Kuehner construiu o modelo de eficiência energética da ESAF que prevê a instalação de placas fotovoltaicas em todo o telhado da Escola, o que significará 100% de autossuficiência energética. Atualmente, a ESAF já reduziu seu consumo de energia em 24,2% com adoção de medidas simples relacionadas à iluminação e ar condicionado, entre outros.

Quando concretizado em sua totalidade o projeto de eficiência energética da ESAF será mais um marco na cooperação entre o Brasil e a Alemanha e transformará a Escola em uma vitrine viva em termos de eficiência energética e de cooperação internacional.

Para os municípios

Dentre os temas abordados, recomendamos conhecer a experiência do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade que é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável.  Um dos projetos apoiados pelo ICLEI no Brasil, em Palmas/TO, pode ser visto na apresentação.

Clique no link  para acessar as apresentações do Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis: