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Araucária inaugura Escola de Gestão Pública dos Servidores

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PNAFM financia 80 por cento dos recursos
publicado: 30/07/2014 00h00 última modificação: 21/11/2018 12h00

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP) e em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), fez a inauguração da Escola de Gestão Pública dos Servidores do Município de Araucária na tarde desta quarta-feira (19). Localizado na Rua Dionísio Grabowski, nº 65, próximo ao Centro Social Urbano (CSU), o espaço construído exclusivamente para o aperfeiçoamento do servidor era um sonho da atual administração e que se torna real.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Albanor Zezé Gomes ressaltou que a entrega da Escola de Gestão Pública coroa o rol de benefícios e conquistas dos servidores durante a gestão e afirmou que o local deve ser bem aproveitado. “Espero que esse espaço possa de fato alcançar seus objetivos. Que atenda as expectativas dos servidores e que os funcionários possam oferecer melhores serviços para a população, que é o objetivo maior”, disse.

A secretária Rhuanita Drozd, da pasta de Gestão de Pessoas, falou sobre a importância da Escola de Gestão Pública. “Essa gestão sempre entendeu que o servidor público é o agente que está em contato direto com a população e, portanto, precisa ser capacitado para o trabalho e ter apoio dos gestores para desenvolver suas habilidades, aprimorar sua formação e reciclar seus conhecimentos. Nada melhor do que um espaço próprio com esta finalidade para que o trabalho fosse continuado”, disse.

Projeto A obra, com 445 m², é a primeira da Prefeitura no sistema “Wood Frame” (com placas de madeira 100% reflorestada). Cada detalhe foi estudado para que o prédio possa atender às demandas dos cursos, workshops e outros eventos que possa receber. Um dos destaques na construção é um salão de 185 m² que pode ser dividido em até três salas graças a um sistema de painéis de madeira. Na parte externa, há um acesso específico para descarga de produtos e estacionamento.

A construção da Escola de Gestão Pública conta com 80% dos recursos obtidos pelo Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) – valor oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e 20% com recursos próprios do município.

As formações devem ocorrer conforme as necessidades das secretarias e o servidor terá cursos das mais diversas áreas, com oferta preferencial para o setor administrativo e financeiro. De acordo com informações da Secretaria de Gestão de Pessoas, já existe um convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para a realização de cursos.

Gestão de Pessoas A área de Gestão de Pessoas tem na sua essência a valorização das pessoas dentro das instituições. A ideia é de que investindo na formação, na saúde e bem-estar dos servidores essa corrente de boas práticas reflete-se em um atendimento cada vez melhor para toda a comunidade.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Araucária deu um grande salto de qualidade na área de Gestão de Pessoas. A SMGP investiu forte no Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) para que a atuação do servidor esteja cada vez mais vinculada à qualidade de vida. Entre as diversas ações vale destacar os Programas de Conservação da Voz, de Conservação Auditiva e o de Preparação para Aposentadoria.

Uma novidade é o Programa de Assistência Nutricional (em fase de planejamento) que deve começar no início de 2013. Este novo programa atenderá prioritariamente a gestantes, idosos, diabéticos, hipertensos e cardíacos.

Além disso, foram realizados diversos concursos públicos visando a profissionalização dos servidores para um melhor atendimento a comunidade, as progressões funcionais de todos os servidores de carreira foram organizadas e pagas, e foi criado o Auxílio Alimentação, entre outras ações.

Com o objetivo de deixar o servidor atualizado e que ele tenha acesso (em tempo real) a informações de seu interesse, a SMGP lançou em agosto deste ano o Portal do Servidor. O espaço, localizado na página da internet da Prefeitura, oferece uma série de serviços como a possibilidade de alteração de dados cadastrais, a visualização da Folha de Pagamento e, recentemente, a visualização da Ficha Funcional (com o histórico de trabalho); tudo mediante senha enviada a cada servidor. Novos recursos estão sendo implantados gradativamente.

 

Fonte: http://www.araucaria.pr.gov.br 

Rafael Nunes -  Telefone: (041) 3614-1400

Data:  20/12/2012

 

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