Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e programas > PNAFM > Avisos e comunicados > 2019-2018 > 1º Encontro de Trabalho do PNAFM 2ª Fase

Notícias

1º Encontro de Trabalho do PNAFM 2ª Fase

Comunicados

Encontro de Trabalho
publicado: 02/12/2011 00h00 última modificação: 17/10/2018 16h13

Foi realizado de 22 a 25 de novembro passado na Escola de Administração Fazendária em Brasília/DF - ESAF, o 1º Encontro de trabalho com os onze municípios que integram o PNAFM 2ª Fase.

Na abertura do Encontro a Subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério da Fazenda Dra. Juliêta Verleun proferiu uma mensagem destacando a importância das ações do PNAFM junto aos municípios brasileiros. Também participaram da cerimônia de abertura o Gerente Nacional de Assistência Técnica da Caixa Econômica Federal, Sr. Omar Borges e a Especialista Sênior do BID, Sra. Ana Lúcia Dezolt.

Ressaltamos as participações dos prefeitos de Barra Mansa/RJ, Sr. José Renato Carvalho e de Itapetininga/SP, Sr. Roberto Tavares, os quais confirmaram seu apoio integral às ações do programa.

Também estavam presentes secretários municipais com suas respectivas equipes, servidores da Unidade de Coordenação de Programas do MF, representantes da Caixa Econômica Federal e do SERPRO.

Dentre as palestras proferidas, citamos a apresentação do Dr. Alexandre Cialdini, presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças dos Municípios de Capitais - ABRASF, e a do presidente da Comissão de Gestão Fazendária - COGEF, Sr. André Cordeiro. Ambos reiteraram a importância do trabalho em rede entre os entes para uma melhor execução de projetos de modernização. Além disso, foram apresentadas experiências exitosas de três municípios da primeira fase do programa.

Registramos a presença da Especialista Sênior do BID, Dra. Fátima Cartaxo, que ressaltou a importância da condução integrada dos trabalhos, inclusive com o intercâmbio de conhecimentos com outros países.

Em seguida, a utilização do trabalho em rede foi apresentada como ferramenta primordial para o sucesso dos projetos da segunda fase a partir das experiências compartilhadas. Com a participação de todos os municípios, efetuou-se a validação e a criação do Comitê Gestor da rede PNAFM 2ª FASE, batizado de COGERP, que utilizará a rede CATIR como ferramenta tecnológica de trabalho. O COGERP será coordenado por Darlene Cavalcante como representante dos municípios e por Luiz Palmeira como representante da Unidade de Coordenação de Programas.

Como encerramento do encontro, foram realizadas duas oficinas sobre os sistemas SEEMP e SIGFIN.

registrado em: